NAVEGUE PELA COBERTURA EDUCOMUNICATIVA REALIZADA POR 100 ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


7 de novembro de 2008

Dia 29 - CONFERÊNCIA: EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

http://www.youtube.com/watch?v=2HRJw7-wx6Q

A conferência apresentou o conceito da educomunicação e de suas áreas de intervenção a partir das pesquisas em desenvolvimento no Brasil, em especial pelo NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Destacou a contribuição que o movimento ambientalista tem dado para o surgimento e fortalecimento da prática educomunicativa e a viabilidade de sua inserção como política pública emergente.




Ismar de Oliveira Soares, Doutor em Ciências da Comunicação, com pós-doutorado junto à MarquetteUniversity, Milwaukee, WI, USA; especialista em educomunicação, gestão comunicativa e educação a distância;coordenador do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP; supervisor do Curso on line Mídias na Educação do MEC, para o Estado de São Paulo; Presidente da UCIP - Union Catholique Internationale de la Presse (Genebra, Suíça); coordenador geral do VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação.
Referências sobre o palestrante: http://www.usp.br/nce


Moderadora Eliany Salvatierra Machado, pesquisadora do NCE/ECA-USP na área de Educomunicação e professora da Faculdade Cásper Líbero. Nos últimos anos está acompanhando e colaborando com as análises e discussões para a implementação do Programa de Educomunicação Socioambiental do DEA-MMA.




Enntrega do Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação



Entrega do prêmio de educomunicação que leva o nome da Profa. Dra. Maria Felisminda de Rezende e Fusari (1940-1999), professora da FE-USP e co-fundadora do NCE/USP.


Carlos Alberto Mendes de Lima, coordenador do comitê gestor da Lei Educom do município de São Paulo. Esse comitê foi criado a partir da lei municipal nº 13.941, de 28 de dezembro de 2004, institucionalizando o programa Nas Ondas do Rádio, que promove ações entre as escolas municipais para trabalhar com educomunicação através do rádio.
Referências sobre o palestrante: http://blogandonasondasdoradio.blogspot.com e http://nasondasdoradio.podomatic.com, que trazem informações sobre as coberturas educomunicativas que alunos de escolas municipais de São Paulo fazem sobre diversos temas e eventos, e traz informações sobre como fazer programas de rádio, tutoriais, entre outros.


Daniel G. Raviolo, Sociólogo, com pós-graduação em Sistemas e Estruturas. Argentino, reside no Brasil desde 1998.
Fundador e coordenador geral da ONG COMUNICAÇÃO E CULTURA. A instituição viabiliza a publicação de jornais escolares e estudantis em quase 1000 escolas públicas do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e São Paulo. O Comunicação e Cultura trabalha com quatro conceitos-chaves: protagonismo juvenil, protagonismo docente, educação entre pares e educação pela comunicação.
Referências sobre o palestrante: http://www.comcultura.org.br


Patrícia Alves Horta – socióloga e pesquisadora do NCE-USP. Coordenadora do Curso Mídias na Eduacação do MEC pelo NCE-USP. Nos últimos anos está acompanhando e colaborando com as análises e discussões para a implementação do Programa de Educomunicação Socioambiental do DEA-MMA.



Postado por Carmen Gattás

Nenhum comentário: